O que é o projeto Parto Adequado?

O projeto Parto Adequado, desenvolvido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE) e o Institute for Healthcare Improvement (IHI), com o apoio do Ministério da Saúde, tem o objetivo de identificar modelos inovadores e viáveis de atenção ao parto e nascimento, que valorizem o parto normal e reduzam o percentual de cesarianas sem indicação clínica na saúde suplementar. Essa iniciativa visa ainda a oferecer às mulheres e aos bebês o cuidado certo, na hora certa, ao longo da gestação, durante todo o trabalho de parto e pós parto, considerando a estrutura e o preparo da equipe multiprofissional, a medicina baseada em evidência e as condições socioculturais e afetivas da gestante e da família.

A SAMP está fazendo parte de projeto onde foram selecionadas 136 maternidades e 68 operadoras de plano de saúde de todo o País.

Cartão da Gestante

Os documentos abaixo fazem parte do dia a dia da gestante e podem ser impressos ou retirados na Clínica da Mulher Samp. Converse com seu médico ou com as enfermeiras obstetras e tire suas dúvidas quanto ao preenchimento de cada um.

Percentual de parto Normal x Cesariana

A gestante poderá ter as informações sobre o percentual de partos normais e de cirurgias cesáreas efetuadas pelo seu médico e hospital credenciado, mediante o contato com SAC Samp, através do 0800 025 9000.

Para que possamos fornecer as informações adequadamente, será necessário informar o nome completo da beneficiária, o número do seu cartão Samp e o nome completo do médico ou do estabelecimento de saúde que deseja consultar. O retorno à gestante será enviado por e-mail ou pelo contato telefônico, no prazo de até 15 dias corridos.

Parceiros da SAMP no Projeto Parto Adequado

A Clínica da Mulher é um espaço voltado exclusivamente à saúde da mulher. Contamos com uma equipe especializada e treinada conforme as diretrizes do Programa Parto Adequado.

A Clínica da Mulher funciona todos os dias da semana, das 07h às 22h, com Pronto Atendimento e com consultas eletivas de 2ª a 6ª feira. Além disso, nossa beneficiária gestante pode usufruir da sala de pré parto, onde será acompanhada durante todo o período que antecede o nascimento do bebê.

Hospital Santa Mônica

www.hospitalsantamonica.org
Endereço: Rodovia do Sol, Km 1, s/n, Itaparica, Vila Velha/ES, Cep: 29102-900
Tel.: (27) 3320-3500

Clínica da Mulher SAMP

Endereço: Av. Vitória, 1114, Forte São João, Vitória/ES.
Tel.: (27) 3061-8700

Visitas Programadas

Visita à sala de pré parto

A gestante que desejar conhecer o espaço onde a mulher é acompanhada durante o período de Trabalho de Parto será direcionada à sala localizada no primeiro andar da Clínica da Mulher. A gestante e seus familiares serão acompanhadas pela enfermeira do setor que dará orientações sobre os materiais e condutas realizadas pela Enfermagem especializada em Obstetrícia e os Médicos Obstetras plantonistas da Clínica.

Visita à Maternidade do Hospital Santa Mônica

A gestante poderá ainda programar uma visita à Maternidade do Hospital Santa Mônica, agendando pelos telefones 3320-3589 ou 3320-3640. Caso a paciente se encontre próxima ao hospital e queira conhecer a maternidade é só ir na recepção central que o atendente entrará em contato com a enfermeira do setor para comunicar a visita.

  • A visita é conduzida pela enfermeira do setor que esclarece todas as dúvidas da gestante, que receberá o roteiro de orientação do que levar para maternidade no dia do parto;
  • A gestante conhece a sala de parto, o pronto atendimento da GO, quarto privativo, quarto coletivo e a sala de cuidado com o recém-nascido.

Benefícios

Consulta de enfermagem

Para as gestantes Samp são oferecidas duas consultas com Enfermeira obstetra, sendo a primeira agendada até a 16ª semana de gestação e a segunda consulta a partir da 36ª semana. Nestas consultas a paciente irá tirar suas dúvidas e anseios com relação a gestação e o parto. Ela também pode ser orientada com relação a construção do seu Plano de parto no primeiro momento, onde é exposta a vontade e preferências da gestante, bem como abordado todo o processo do trabalho de parto, esclarecendo dúvidas através de orientações pertinentes ao assunto. No último trimestre gestacional é abordado na consulta de enfermagem assuntos como aleitamento materno, cuidados com o recém-nascido e planejamento familiar além de realizar o agendamento da primeira consulta de puericultura.

Curso de Gestante

É realizado uma vez por mês, aos sábados, por uma equipe multidisciplinar. O curso aborda amplo conteúdo do período gestacional, cuidados com recém-nascido, aleitamento materno e parto. Esta ação é direcionada às gestantes com idade gestacional à partir de 30 semanas.

Roda de Conversa

São reuniões dinâmicas com interação através de conversas, relatos, vídeos e materiais educacionais onde serão abordados vários temas pertinentes à gravidez saudável (alimentação da gestante, exercícios físicos, fases do trabalho de parto, puerpério e puericultura).