Dia Mundial da Saúde Digestiva

29 de maio é considerado o Dia Mundial da Saúde Digestiva. A data foi instituída pela Organização Mundial de Gastroenterologia para mobilizar os países do mundo à prática da prevenção de doenças dessa área. Os problemas mais comuns são gastrites, úlceras, câncer de esôfago, câncer de estômago e câncer colorretal. Esse último é o tumor mais prevalente do aparelho digestivo e está entre os mais frequentes em homens e mulheres de todo o mundo.

Hábitos podem ajudar a prevenir muitos dos problemas. Várias doenças do aparelho digestivo podem ser evitadas tendo uma vida saudável, com uma alimentação balanceada, com prática exercícios físicos regular e acompanhamento médico com frequência. Além disso, é importante manter horários padrões para as principais refeições dia e fazer pelo menos quatro: café da manhã, almoço, lanche e jantar.

Saúde Digestiva e câncer

Além dos hábitos saudáveis, o acompanhamento médico é muito importante para prevenir doenças do aparelho digestivo, principalmente o câncer. Há uma bactéria chamada Helicobacter pylori que possui relação com o tumor e se aloja no estômago. Para prevenir o câncer colorretal é recomendado que pessoas a partir de 50 anos de idade se consultem com um médico gastroenterologista.

Úlceras e gastrites

Úlceras e gastrites podem ser consideradas patologias “benignas”, mas que podem causar muito desconforto para o paciente. Elas também são causadas pela bactéria Helicobacter pylori. Nesse caso, o tratamento é composto por uma readequação alimentação com medicação indicada pelo médico.