Cuidados com a alimentação no Verão

O verão é a estação mais quente do ano, com temperaturas elevadas e ocorrência de chuvas. Ingerir alimentos muito calóricos pode sobrecarregar o organismo e dificultar inclusive o seu funcionamento. Por isso, confira algumas dicas de alimentação para o Verão:

  • Verduras e legumes devem compor boa parte da nossa alimentação, pois são pouco calóricos e cheios de vitaminas e minerais. Alimentos como couve, brócolis, ervilhas, são fontes de luteína e zeaxantina, que atuam como filtro para os raios ultravioletas.
  • Frutas, além de refrescantes, são campeãs em proteção. Entre outros benefícios, elas são ricas em vitamina C e betacaroteno, com potente efeito antioxidante, que atuam no combate aos danos causados pela exposição solar. Principalmente os alimentos mais amarelados como mamão, goiaba, manga, melão, laranja, morango, melancia. E também vegetais como abóbora, cenoura, couve, brócolis, tomate e outros.
  • Ainda falando de fotoproteção, castanhas, amêndoas, nozes, gérmen de trigo, semente de girassol, milho, amendoim que atuam desta forma por serem ricos em selênio e vitamina E.
  • Cereais integrais e carnes magras devem completar nossa alimentação com os benefícios vindos das proteínas fundamentais para crescimento e reparação do nosso organismo.
  • Alimentos fontes de ômega 3, como salmão, sardinha e linhaça melhoram a inflamação e consequentemente as manchas da pele por exposição solar.
  • Evitando sobrecarregar o organismo, o melhor é investir em 5 a 6 refeições pequenas ao longo do dia, mantendo  o bom fornecimento de energia.
  • Beber água ao longo do dia (aproximadamente 35ml por quilo de peso).
  • Água de coco, sucos e chás também são bons para hidratar com doses naturais de minerais e ainda vitaminas antioxidantes necessários para a proteção do organismo.

CUIDADOS ESPECIAIS devem ser tomados em relação à higiene e refrigeração dos alimentos,  evitando assim o risco de infecções e suas conseqüências devido a contaminação de alimentos.