Benefícios da Abóbora

Um dos alimentos mais versáteis da culinária, a abóbora também está no grupo dos que apresentam a maior concentração de nutrientes.

Seu gosto doce une o útil ao agradável, dando um sabor tão leve quanto marcante a cozidos, saladas e sobremesas. E se você está disposto a perder alguns quilinhos para o verão que se aproxima, esta é uma ótima opção para ser incluída no cardápio, pois um copo da polpa contém apenas 49 calorias, 1,76g de proteína, 0,17g de gordura, 12g de carboidratos e zero de gordura, o que é ótimo na luta contra o colesterol alto.

Essa quantidade supre todas as necessidades diárias de vitamina A para um adulto, além de 20% da carência de vitamina C e mais de 10% do que o nosso organismo requer de vitamina E. O fruto é, ainda, rico em vitaminas do complexo B e fonte de minerais como cobre, cálcio, fósforo e potássio. O alto teor de fibras – nessa porção, são 3g – auxilia no controle da fome, por oferecer sensação de saciedade ao diminuir a taxa de absorção de glicose pelo corpo. A abóbora também é amiga dos olhos, da pele e do coração. Ela é abundante em betacaroteno, que se transforma em vitamina A quando ingerido, um antioxidante natural que age na manutenção da integridade da derme, das mucosas e na qualidade e da visão, sendo capaz até de desacelerar doenças como a cegueira, segundo estudo feito pelos National Institutes of Health.

Uma outra vantagem adquirida com o consumo frequente do fruto é a prevenção contra doenças cardíacas, devido à presença de folatos, carotenoides e magnésio. Este último elemento, aliás, atua como um relaxante dos vasos sanguíneos, baixando a pressão arterial e restringindo doenças como derrames, ataques do coração e arteriosclerose.

  • A semente de abóbora contém componentes chamados fitoesteróis, que podem auxiliar na diminuição da próstata. Dietas ricas em betacaroteno mostraram um efeito positivo no tratamento do câncer nessa região;
  • Betacaroteno e vitamina C, presentes no alimento, oferecem um reforço ao sistema imunológico, devido à complementação poderosa entre tais nutrientes;
  • O ferro contido na abóbora melhora o nível de fertilidade nas mulheres. Estudos também mostram que a vitamina A é essencial para a síntese de hormônios durante a gravidez e o período de amamentação.