Como evitar estresse no trabalho

No dia 23 de setembro é comemorado o Dia de Combate ao Estresse. Em muitos casos, o trabalho pode estar diretamente relacionado com esse problema. Por isso, separamos algumas dicas de como evitar o estresse no trabalho e reverter sintomas que afetam a qualidade de vida:

  1. Procure olhar o lado positivo das coisas: Não se esqueça do que tem, das suas conquistas profissionais e da oportunidade que tem nas mãos de alcançar novos objetivos. Isso pode lhe motivar e mandar o estresse embora.
  2. Seja mais organizado: Jogue fora o que não serve mais para sua vida. Deixe seu ambiente doméstico e de trabalho mais limpo e arrumado.
  3. Fuja das pessoas negativas: Estar em contato com o negativo, com o improdutivo e com o pessimismo não leva a lugar nenhum. Prefira ser otimista, sempre.
  4. Evite o “e se”: Imaginar mil cenários difíceis diferentes para cada proposta sua de solução só vai aumentar a ansiedade e o estresse. Tome decisões de acordo com sua experiência e acredite no seu potencial.
  5. Separe o trabalho da vida pessoal: Desconecte-se do trabalho quando for embora do escritório. Quanto mais você levar para casa os problemas profissionais, mais difícil será manter a tranquilidade em qualquer ambiente.
  6. Durma bem: Pessoas cansadas são menos produtivas e ágeis, e cuidar da sua própria saúde deve ser uma prioridade; já que isso é decisivo para uma boa atuação profissional.
  7. Respeite seus limites: Saiba quando é hora de parar e de pedir ajuda. Insistir em algo que não consegue resolver é uma das formas mais certeiras de abrir as portas para o estresse entrar na sua vida (seja pessoal ou profissional).