10 passos para uma alimentação saudável

1. FAÇA PELO MENOS TRÊS REFEIÇÕES (CAFÉ DA MANHÃ, ALMOÇO E JANTAR) E DOIS LANCHES SAUDÁVEIS POR DIA. NÃO PULE REFEIÇÕES – Fazendo todas as refeições você evita que o estômago fique vazio por muito tempo, diminuindo o risco de ficar com muita fome e exagerar na quantidade quando for comer.

2. CONSUMA CEREAIS (ARROZ, MILHO, TRIGO, PÃES E MASSAS) INTEGRAIS E PREFIRA OS ALIMENTOS EM SUA FORMA MAIS NATURAL – São a principal fonte de energia e o carboidrato em sua forma complexa é digerido mais lentamente, aumentando a sensação de saciedade e controlando os níveis de glicose no sangue.

3. COMA DIARIAMENTE PELO MENOS TRÊS PORÇÕES DE LEGUMES E VERDURAS COMO PARTE DAS REFEIÇÕES E TRÊS PORÇÕES DE FRUTAS NAS SOBREMESAS E LANCHES – Esses alimentos são ricos em vitaminas, minerais e fibras, contribuindo para a proteção à saúde e diminuição do risco de desenvolvimento de várias doenças.

4. VARIE AS LEGUMINOSAS – Feijão com arroz é uma combinação completa em nutrientes e muito boa para saúde, mas já pensou em variar as leguminosas? Use também grão-de-bico, ervilha e lentilha. Podem ser cozidos e usados em saladas frias.

5. CONSUMA DIARIAMENTE LEITE, CARNES E OVOS – Retire a gordura aparente das carnes, a pele das aves e prefira os produtos lácteos com menor teor de gordura, assim o consumo desses alimentos torna-se mais saudável.

6. CONSUMA MENOS GORDURA DIARIAMENTE – Procure consumir no máximo uma porção de gordura vegetal, azeite e gordura animal por dia. fique atento aos rótulos dos alimentos e escolha o que tem menor teor de gordura e não contenha gordura trans.

7. EVITE O CONSUMO DE AÇÚCAR – Refrigerantes, sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas doces e outras guloseimas. valorize o sabor natural dos alimentos e das bebidas. além desses alimentos conterem corantes, aromatizantes, adoçantes artificiais, que não são bons para a saúde.

8. DIMINUA A QUANTIDADE DE SAL NA COMIDA, ALÉM DOS ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS COM MUITO SAL (SÓDIO) – Alimentos como hambúrguer, carne-seca, salsicha, linguiça, presunto, salgadinhos, conservas de vegetais, sopas prontas, molhos prontos e temperos prontos contém alto teor de sal e sódio em sua composição. Leia sempre o rótulo dos alimentos e evite os industrializados. O consumo excessivo do sódio aumenta o risco de hipertensão arterial e doenças do coração e rins.

9. BEBA PELO MENOS DOIS LITROS DE ÁGUA POR DIA – A água é muito importante para o bom funcionamento do nosso organismo. Ela melhora o intestino, a boca e mucosas se mantém úmidas e o corpo hidratado. Outras bebidas não devem substituir a água.

10. BUSQUE UMA VIDA SAUDÁVEL E PRATIQUE ATIVIDADES FÍSICAS – Além da alimentação, atividades físicas regulares são importantes para a manutenção do peso saudável. Evite fumo e consumo de bebidas alcóolicas, isso evita o risco de doenças graves, como câncer e cirrose, e contribui para a melhora da qualidade de vida.